Em um Brasil com alterações tributárias cada vez mais constantes e mais rápidas, é comum que profissionais da contabilidade não consigam acompanhá-las com a agilidade necessária. Neste artigo, abordaremos como é possível utilizar-se do Compliance Tributário como ferramenta de apoio aos contadores.
Entenda o cenário atual
Com a constante alteração da legislação tributária, somada à digitalização das obrigações fiscais e o frequente uso de sistemas de informação, tornou-se ainda mais crítica a pressão sobre a precisão e a pontualidade dos contadores nas entregas e na qualidade das informações fiscais.
Afinal, o que pode ser feito para manter o funcionamento e conformidade da empresa?
- Implementar tecnologias emergentes, como softwares e inteligência artificial, aumenta produtividade, mitiga erros e ajuda a encontrar oportunidades de economia fiscal através de relatórios e análises aprofundadas;
- Expandir o negócio para consultorias estratégicas, envolvendo clientes com conselhos valiosos sobre como estruturar operações de forma eficiente, aproveitar incentivos fiscais e reduzir riscos tributários;
- Continuar estudando e se especializando no que abrange direito tributário, aumentando a procura por garantir aos clientes soluções sob medida;
- Formar colaborações com outros contadores, advogados tributaristas e outros profissionais para atuar com uma abordagem mais abrangente e eficaz.
- Empresas especializadas em Compliance Tributário podem ser excelentes parceiras na análise e confirmação de que o trabalho está sendo realizado conforme determina a legislação tributária vigente.
O Compliance Tributário pode ser um desafio e uma oportunidade para os contadores. Contudo, a sua disposição em se adaptar e evoluir pode ser uma excelente maneira de se posicionar com êxito na crescente complexidade do ambiente fiscal.