A complexidade da legislação tributária no Brasil (tema recorrente de nossos artigos) é um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores do país.
Não é à toa que muitas organizações acabam pagando mais impostos do que o “necessário”, ou têm de lidar com multas por descumprir regras de maneira completamente acidental.
Felizmente, existem meios legais para lidar com o problema, sendo a Revisão Tributária um dos mais importantes.
Trata-se de uma averiguação detalhada da situação tributária de uma organização, para rastrear irregularidades e encontrar oportunidades de benefícios, isenções e ressarcimentos.
Caminhos jurídicos
Em anos recentes, foram tomadas diversas decisões jurídicas que ajudam a aliviar a carga tributária das empresas. As mais relevantes, a nosso ver, são:
- Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins;
- Exclusão do PIS e da Cofins de suas próprias bases de cálculo;
- Exclusão do ICMS das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL para o regime de Lucro Presumido;
- Limite de 20 salários mínimos para a base de cálculo das contribuições destinadas a terceiros;
- Exclusão da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal e das contribuições destinadas a terceiros de valores descontados de empregados (aviso prévio indenizado, auxílio doença e auxílio doença do trabalho, salário-educação, etc.);
São evidentes os benefícios da Revisão Tributária (ressarcimento de valores, melhora do planejamento tributário, prevenção de multas e autuações), bem como a necessidade de contar com profissionais especializados para realizá-la da melhor maneira possível.
Conte com a MSV para melhorar a saúde tributária da sua organização! Clique aqui para entrar em contato.